sábado, 27 de dezembro de 2014

A volta do Guitar Crazy! - Atomic Drive (ex meteoro)

Então galera, eu disse que iria deixar o blog em Stand-by, pois é, retornei e com muita coisa boa.
Agora final de 2014, reformei meu Meteoro Atomic Drive 20watts Rms.
Fiquei um tempo fora de tudo, aprendi um pouco de eletrônica, mexi em muita coisa, fiz muita arte, estourei uns capacitores, queimei um transformador...Mas de resto está ok.

Me decidi que iria modificar meu Atomic, ele é bem antigo, tem componentes legais, placa de fibra, alto falante de 8 polegadas, um canal sujo que era horrível e um clean pobre de algumas frequências!

Tirei ele do modo Cubo, desacoplei ele da caixa, dando assim maior espaço para o alto falante de 10 polegas que reservei para ele!


Eminence Legend 1058, Made in USA.

Logo após isso, tive que fazer um out Speak, a saída foi colocar um P10 na parte de trás do chassi do sujeito! 












Continuando a modificação ou "as modificações" eu sentia um drive muito mal projetado para esse amp, achava ele com ganho excessivo, sem definição, sem peso e etc...Ou seja, inutilizável. 
Chequei o esquema, reparei que o drive era gerado por um Clipping, ou seja, eram dois diodos (Led) quem davam o resultado da bagaça toda. 
Toquei os Leds Vermelhos do clipping por diodos de uso comum, o mesmo utilizado no mini fuzz Bertola, o 4148. O som por incrível que pareça, ficou definido, com um ganho legal, timbre legal e mais puxado pra um overdrive, ao invés de um drive. Ou seja, já está pronto para uso. 










Após isso, tinha uma arte no painel do amplificador, na qual continha o modelo do amplificador, aquela arte era muito feia, assim como todas as da meteoro são, inclusive o logo.
Tratei de tirar ela, vi que a placa de metal era toda dourada e com acabamento de aço escovado, peguei uma lixinha 1000 d' água e fiz o serviço "sujo", logo após removido eu poli e está tudo certo!






Logo após tudo isso eu voltei para a placa e mudei algumas coisas no pré, com a falta de equilíbrio entre algumas frequências, a falta de dinâmica, o estilo no qual os pots agiam no circuito, eu fui trocando alguns componentes e testando, quando chegou ao meu gosto eu parei! Não tirei fotos, mas as mudanças foram poucas, troquei um ou dois potenciômetros, troquei alguns valores e alguns capacitores eletrolíticos por capacitores de poliéster. Fiz essa troca de tipos de capacitores pois percebi que os Rádios Phillips vinham somente com capacitores de poliester, e continham uma sonoridade vintage inconfundível, foi na vontade de um timbre mais vintage e na necessidade de testar isso na prática...Minha teoria estava certa, mudou, e mudou muito, chega ser perceptível, e muito!

Logo após tudo mesmo, eu montei a criança!


Para encerrar o post:


Perguntas que me fizeram em grupos do Facebook e whats app:

Jaderson, porque tu não manda esses mods pra Meteoro?
- Nada adianta mandar para eles, boatos de que atendem mal os clientes pelo SAC. Imagina eu, um handmade maluco mandando um esquema ou modificações para um engenheiro da meteoro que tem mais de 20 anos de experiência e é graduado! Nunca aconteceria!

Qual a característica do som dele, tanto no canal clean, quanto no drive?
 - Então, eu o "projetei" para tocar uns blues, country e rockabilly. Ele não é um tube amp, mas aguenta "serenamente" o serviço. Ficou com um clean mais puxado para os fender transistorizados, 212, por exemplo.
Quanto ao drive, ficou bem agradável aos ouvidos, e utilizável, arrisco dizer que é melhor que o overdrive que eu tirava do pedal Behringer GDI21 que eu tinha.

Os resultados foram satisfatórios?
- Com toda a certeza, eu poderia dizer que superou as minhas estimativas e o que eu esperava para esse amp. Eu deveria fazer isso mais vezes e fazer um bem danado a alguns Meteoro. kkk

Por fim, fiz todos esses mods em apenas 2 dias, mas trabalhando direto nele na bancada. Poderia ter mexido mais, mas ele já está bom assim, melhor que antes, ao menos. 
No futuro, não muito distante, eu mexerei nele novamente!
 
Thanks garotada! Continuem acompanhando ai o blog, e feliz 2015! 




5 comentários:

  1. Ficou da hora cara, grava uns samples aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, irei gravar assim que possível, pretendo gravar e falar também em vídeo outras coisas sobre esse amp!
      Obrigado por ter curtido! Grande abraço!

      Excluir
  2. Alex, em muitos casos, dependendo do pré, do OPAMP, é preciso trocar o CI!
    Eu deixei o original pois o ganho ficou legal, a definição me agradou e o resultado final ficou agradável, mas você pode mudar o CI do pré! Fica beeeem melhor!

    ResponderExcluir
  3. Cara esse ampli da Metelixo é um clone mau feito do Marshall 8010.

    ResponderExcluir